WebRádio Trindade Santa: Chorar: Ato fisiológico inerente ao Ser Humano

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Chorar: Ato fisiológico inerente ao Ser Humano



O ser humano é marcado por muitos fenômenos fisiológicos. Dentre eles lembramos de alguns básicos como respiração, circulação,reprodução,digestão. Sem estes processos não existiria vida.

Mais profundamente podemos dizer que a fisiologia (do grego physis = natureza e logos = palavra ou estudo) é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. De uma forma mais sintética, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo.

O choro, pranto (choro em excesso) ou ato de chorar ou lacrimejar é um efeito fisiológico dos seres humanos que consiste na produção em grande quantidade de lágrimas dos olhos, geralmente quando estão em estado emocional alterado como em casos de medo, tristeza, depressão, alegria exagerada, raiva, aflição, etc.

E ai chorar é bom? Faz bem a saúde?

Claro, tudo que é fisiológico faz bem! Pois é uma resposta do organismo a uma situação qualquer de nosso dia-a-dia.

Segundo uma pesquisa realizada por cientistas, quando choramos liberamos substâncias químicas que provocam a sensação de alívio quase imediato. Esse efeito é ocasionado exclusivamente por cutucadas emocionais.

As lágrimas de causas emotivas fazem com que elementos acumulados na hora do estresse sejam removidos. Atraído pelos sentimentos, o cérebro produz certos neurotransmissores. Tais compostos passam de um neurônio para outro avisando que as glândulas lacrimais precisam ser contraídas. Então o choro começa.

Quando cai a primeira gotícula de lagrima, a leucinaencefalina (um mensageiro produzido pelo encéfalo) entra em ação. Esse mensageiro tem a função exclusiva de nos anestesiar se sentimos fortes dores e também de nos deixar, de certa forma, entorpecidos. Outra substância que faz parte desse processo é a prolactina (hormônio produzido na glândula pituitária, quando aumenta a tensão).

Quando as taxas de prolactina estão muito altas no organismo, as emoções ficam à flor da pele. Por isso, chorar funciona como um remédio contra o estresse. É interessante ressaltar que chorar faz bem, porém o choro sem motivo e a toda hora faz mal, pode ser sintoma de depressão.

O choro dura em média 2 minutos, mas pode acontecer o chamado pranto compulsivo, onde a pessoa chora cerca de 15 minutos. Normalmente 73% dos homens e 85% das mulheres sentem-se bem depois de chorar.

Portanto, homens não tenham receios de chorar! Porque faz bem a saúde! Claro, sem dar vexames. Não tenham vergonha de serem emotivos, afinal não somos menos homens por mostrar nossos sentimentos! Deus nos deu o choro, está na fisiologia humana, tão natural como à respiração!

Testemunho aos amigos que ao escutar uma música ungida por Deus meu coração se alegra e não consigo conter as lágrimas! Lágrimas que curam e que me ajudam a caminhar em DEUS! Obrigado Deus pelas lágrimas! Sejam de alegria ou de tristeza, certamente cada lágrima vem para lavar nossas magoas, ressentimentos, desesperos, saudades, dores e tantos outros sentimentos nos tornando seres humanos mais sensíveis as coisas do Alto!

Aguardo o seu comentário a respeito deste tema.

Deus nos abençoe!

Klaus Korting

WR TRINDADE SANTA - ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS

3 comentários:

  1. Legal, gostei, pois aprendi mais um pouco sobre esse assunto. O mesmo vem tentar quebrar o mito de que homem não chora, pois na verdade todos (homens e mulheres),necessitamos dessa válvula de escape dada pelo nosso criador.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Meu nome é Abenylton, tenho 34 anos, moro em Planaltina-DF. Eu estava fazendo caminhada e refletindo sobre algumas coisas. Ao ver um pássaro muito bonito ao qual eu desconheço a espécie; me deu vontade de chama-lo, só com a mente. Ao imaginar ele vindo para perto de mim, me deu vontade chorar. Foi aí que me veio a curiosidade de pesquisar sobre o fenômeno choro. Valeu pela sua publicação, muito boa. Vou pesquisar agora os hormônios aos quais são também responsáveis pelo choro. OBRIGADO!

    ResponderExcluir

É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...