WebRádio Trindade Santa: Perdão: a Pedra no sapato da humanidade?

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Perdão: a Pedra no sapato da humanidade?

Pois é, tomara que você não concorde com este título. Mas de fato, o perdão é um dos grandes entraves deste mundo, desde o início dos tempos. Talvez você saiba o significado da palavra perdão, fui pesquisar sobre o tema e achei interessante algumas palavras a respeito e estarei partilhando neste artigo.

O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa, decorrente de uma ofensa percebida, diferença ou erro, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.

O perdão pode ser considerado simplesmente em termos dos sentimentos da pessoa que perdoa, ou em termos do relacionamento entre o que perdoa e a pessoa perdoada. É normalmente concedido sem qualquer expectativa de compensação, e pode ocorrer sem que o perdoado tome conhecimento (por exemplo, uma pessoa pode perdoar outra pessoa que está morta ou que não se vê a muito tempo). Em outros casos, o perdão pode vir através da oferta de alguma forma de desculpa ou restituição, ou mesmo um justo pedido de perdão, dirigido ao ofendido, por acreditar que ele é capaz de perdoar.

Perdoar é o esquecer completamente e absolutamente as ofensas, vem do coração sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras.
Você que já experimentou o poder do perdão, sabe do que estou falando. Os benefícios do perdão são inúmeros! Vou elencar alguns e você pode analisar comigo pra ver se estou certo.

1- Sensação de LIBERDADE pois estamos deixando um peso para trás, literalmente abandonando um fardo que nos fere, um saco de entulhos que não tem nenhuma serventia que nos acompanhava diariamente.
2- ALEGRIA INTERIOR pois Deus vai curando nossas mágoas e vai transformando nosso coração. Alegria gera saúde do corpo e da alma!
3- ECONOMIA e SAÚDE porque ao perdoar teremos menos dores na região dos ombros, menos enxaquecas e outros problemas psicossomáticos, com isso reduziremos o consumo de drogas medicamentosas que alteram o funcionamento do organismo. Descobriu-se que ao perdoar uma pessoa apresenta alteração em seu sistema imunológico. Seu organismo comporta-se de maneira mais harmônica e há considerável melhora em seu funcionamento.
4- PAZ, o perdão gera uma indescritível paz interior, gerando frutos de crescimento espiritual em nossa vida.

Mas quem disse que é fácil? Os frutos são verdadeiros mas a dificuldade do perdão existe. Por isso comentei já no título, uma pedra no sapato que precisa ser retirada. Claro, guardando as devidas proporções, mas não é impossível eliminar esta pedrinha que nos fere, encomoda e funciona como uma faca cortando os dedos esmagados junto ao sapato.

Concluo lembrando de um exemplo: O saudoso Papa João Paulo II, quando foi pessoalmente a prisão, perdoar o criminoso que, por milagre, não lhe ceifou a vida, em plena Praça de São Pedro, em Roma, deu ao mundo uma inesquecível lição de amor, de misericórdia. Será que o Papa foi covarde? Não! O Santo Padre, apenas imitou o gesto de Jesus que, agonizando numa cruz, perdoou os seus matadores. E muitos de nós que, muitas vezes, não levamos nem mesmo um beliscão - quanto mais uma bala - não gostamos de perdoar. Antipatizamos o nosso semelhante apenas pelas aparências. Não sabemos o que está escondido em seu coração.
Reflita sobre este tema! Não existe felicidade, quando o nosso corpo está contaminado pelo sentimento de vingança!
Abraço fraterno do amigo
Klaus Korting

Um comentário:

  1. Tenho que elogiar nosso amigo Klaus, pois aqui atingiu o alvo de nossas dificuldades, se as pessoas realmente soubessem perdoar viveriam o verdadeiro Cristianismo, o perdão ainda é a cura para muitos males e até enfermidades, ele é a extensão do mandamento do amor, se não sabemos perdoar não sabemos amar de verdade, muito boa a reflexão. Eis uma forma boa de evangelizar. Paz e bem.

    ResponderExcluir

É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...