WebRádio Trindade Santa: Senhor livrai-nos da MENTIRA.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Senhor livrai-nos da MENTIRA.


No artigo de hoje, quero lembrar algo corriqueiro em nossas vidas. Quem não sofreu as consequências de uma mentira? Certamente todos nós já tivemos uma experiência amarga deste mal, seja mentindo ou sofrendo uma mentira. De fato a mentira tem feito muito mal a humanidade e jamais deve ser fomentada por ninguém.

Começamos com o conceito de Mentira que é uma declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nela. Portanto uma declaração verdadeira pode ser uma mentira se o falante acredita que ela seja falsa; e histórias de ficção, embora falsas, não são mentiras. Dependendo das definições, uma mentira pode ser uma declaração falsa genuína ou uma verdade seletiva, uma mentira por omissão, ou mesmo a verdade se a intenção é enganar ou causar uma ação que não é do interesse do ouvinte. “Mentir” é contar uma mentira. Uma pessoa que conta uma mentira, em especial uma pessoa que conta mentiras com freqüência, é um “mentiroso”.

A mentira começa já na infância, geralmente por insegurança a criança apresenta inverdades para escapar de represálias e castigos. E assim vai se defendendo, inventando e prejudicando a confiança dos outros. Quando jovem continua com esse vício para se proteger dos amigos, dos pais acaba mentindo novamente. Criando um mundo de falsidade.

Quando adulto mente para o companheiro (a) e os danos muitas vezes são irreparáveis. Separações, adultérios e várias outras conseqüências em função da mentira. Acabam mentindo para seus filhos que obviamente aprendem as características dos seus pais e herdam igualmente no seu interior a índole deturpada.

A pessoa que mente perde a credibilidade porque gera nas pessoas a sua volta sentimentos de dúvida (pulga atrás da orelha) e por fim o afastamento pois ninguém gosta de ser enganado.

Estamos iniciando mais um ano, Jesus nas suas palavras disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Que 2009 seja o ano da verdade, ainda que seja uma verdade amarga ou triste, mas que tenhamos força para viver segundo a vontade Daquele que nos criou dizendo a verdade e sendo verdadeiros para com Deus e com os irmãos.

Encerro pedindo a Deus por todas as pessoas que mentem para que Ele tenha misericórdia e ajude a todos nós a manter-nos na verdade!
Oração.


Senhor hoje estou arrependido das minhas mentiras e todas as conseqüências da mentira em minha vida e na vida das pessoas que convivem comigo. Especialmente peço pelas pessoas da minha família, meus amigos, colegas de trabalho e as pessoas que amo. Tenho consciência dos estragos que a mentira produz na vida dessas pessoas e quero te pedir perdão oh Senhor!
Senhor toma em tuas mãos os meus medos, minhas inseguranças e veja na pobreza do meu coração a verdade desta oração. Venha tirar do meu coração toda a tristeza daqueles que sofreram minhas mentiras e em Teu nome peço humildemente que renoves o coração das pessoas que sofreram minhas calunias, meus erros do passado que fiz as escondidas.

Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser Igual! Porque tudo que há dentro de mim precisa ser mudado Senhor! Renova-me com teu sangue precioso!
Amém.

5 comentários:

  1. Klaus,
    Mais uma vez parabéns pelo seu texto.
    A mentira começa pequena realmente e com o passar do tempo ela vai se tornando uma bola de neve, que vai crescendio e acaba tornando enorme e ao quebrar machuca muitas pessoas!
    Nós católicos temos por dever tentar diminuir essa bomba mundial.

    Marcelo Antônio (Pompéia - SP)

    ResponderExcluir
  2. Parabens Klaus!
    A mentira separa,e no mundo virtual não pode existir a tal da mentira.
    Um abraço espero outro maravilhoso texto seu.
    Henderson Barbosa

    ResponderExcluir
  3. Olá Klaus;
    Muito bom o seu artigo e realmente polêmico.
    Sou professora de Ensino Fundamental e acredito que a mentira na fase infantil é até normal, pois a criança está em fase de formação emocional e psicológica. É a fase em que ela, enquanto criança e depois adolescente, vai aprender a discernir entre o certo e o errado, entre o bem e o mal. O que não é normal é a mentira permanecer, enquanto adulta, como centro da sua vida, atrapalhar a si e aos demais que participam de sua existencia.
    Mas achei lindo o que voce escreveu quando diz:

    (Estamos iniciando mais um ano, Jesus nas suas palavras disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Que 2009 seja o ano da verdade, ainda que seja uma verdade amarga ou triste, mas que tenhamos força para viver segundo a vontade Daquele que nos criou dizendo a verdade e sendo verdadeiros para com Deus e com os irmãos.)

    Nossa!!! Muito lindo mesmo... Nos mostra o quanto devemos entregar as pessoas, todas que conhecemos e que fazem parte de nossas vidas, mesmo de forma indireta à Misericórdia de DEUS...
    As que conhecem e vivem já a Verdade, que DEUS as ajude a manter-se Nela e livre-as da mentira.
    As que não conhecem ainda a Verdade e vivem na mentira que DEUS as cure para que conheçam a Verdade e Esta as livre de todo o mal.

    Rezemos sim por essas intenções e aqui repito a sua oração sobre a minha pobre pessoa:

    Que Jesus tenha Misericórdia de mim e "Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual! Porque tudo que há dentro de mim precisa ser mudado Senhor! Renova-me com teu sangue precioso!
    Amém."

    Klaus; fique com um grande abraço e com as Bençãos e Graças de DEUS em sua vida e seu trabalho...
    Mag - OCDS

    ResponderExcluir
  4. sabe Klaus meu irmão,a mentira é como penas ao vento depois de espalhada é praticamente impossivel recolhe-las,mas infelizmente ñ são poucas as pessoas q usam como recurso de fuga a mentira,porq muitas das vezes as suas verdades são tão feias q elas preferem criar uma verdade paralela,e o q é pior elas passam a acreditar q a mentira contada é verdade e isto é muito grave porq pode descambar pra uma doença,e dai a pessoa perde o senso do q é verdade e o q é mentira,mas existem também aqueles tipos de pessoas q acham q uma mentirinha uma vez lá q outra ñ faz mau,eu já li em algum lugar q "a mentira é uma verdade q deixou de existir",mas nós q tentamos ser como JESUS q estamos na luta pra ter uma vida SANTA nunca podemos encorrer neste erro de achar q uma mentirinha ñ faz mau a ninguém,porq como tu mesmo tão bem colocou o SENHOR DISSE:"CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ"e também disse"EU SOU O CAMINHO A VERDADE A VIDA"então custe o q custar doa em quem doer lutemos para sempre dizer a verdade e rezemos pra viver sempre nela pois é na VERDADE Q O SENHOR HABITA

    Um grande abraço q a paz e a verdade do SENHOR nos envolva a todos,
    ass:Gilda Helena

    ResponderExcluir
  5. Klaus, amei o texto e concordo com td q vc disse. A mentira é algo que corrói qualquer relacionamento seja ele qual for. Prego a verdade e faço td pra que ela faça parte da minha vida em tempo integral, apesar de ser dificil, pois vivemos em um mundo onde quase ninguem mostra a verdade. As pessoas se escondem atras de falsas verdades e que não deixam de ser mentiras. Quando a gente tem filhos é que vimos o quanto é dificil vc ensinar a não mentir, pois vivemos cercados de meias verdades. Eu bem sei como é isso.

    Sou sua fã e qdo crescer quero ser igual à vc.
    Beijo

    ResponderExcluir

É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...