WebRádio Trindade Santa: NYT: Sono e resfriados podem estar relacionados

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

NYT: Sono e resfriados podem estar relacionados


O mito
Falta de sono aumenta o risco de pegar um resfriado.

Os fatos
À medida que se aproxima a estação de gripes e resfriados, muitos americanos estão estocando vitamina C e plantas equináceas. Mas dar ouvidos ao velho conselho de tirar o atraso do sono pode ser mais importante.

Estudos demonstraram que um sono insuficiente e a suscetibilidade a resfriados caminham de mãos dadas. Cientistas acham que isso pode ser um reflexo do papel que o sono desempenha na manutenção das defesas do corpo.

Em um recente estudo para "The Archives of Internal Medicine", cientistas acompanharam 153 homens e mulheres durante duas semanas, monitorando a qualidade e a duração de seu sono. Então, durante um período de cinco dias, eles isolaram os participantes e os expuseram a vírus de resfriado. Aqueles que dormiram uma média de menos de sete horas por noite tiveram três vezes mais chances de ficar doente, em comparação àqueles que dormiram em média oito horas, pelo menos.

Ao que parece, o sono e a imunidade estão intimamente relacionados. Estudos descobriram que mamíferos que exigem mais tempo de sono também produzem maiores níveis de glóbulos brancos que combatem doenças - mas não hemácias, apesar de ambos serem produzidos na medula óssea e derivarem do mesmo precursor. Pesquisadores do Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology mostraram que espécies que dormem mais têm maior resistência contra patógenos.

"Espécies que desenvolveram uma duração maior do sono", escreveram os cientistas do Planck, "parecem poder aumentar o investimento em seus sistemas imunológico e estão mais protegidos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...