WebRádio Trindade Santa

terça-feira, 24 de maio de 2011


Dia 24 de maio - Nossa Senhora Auxiliadora



Maria, segura com o braço esquerdo o Menino Jesus vestido de camisola branca. Ela usa uma capa presa ao pescoço, que cobre as pernas de seu Divino Filho. Tem o braço direito estendido.
A imagem é geralmente em estilo neoclássico.
Como gratidão pela vitória da esquadra cristã, comandada pelo Príncipe D. João d'Áustria em Lepanto, no século XVI, afastando definitivamente da Europa o perigo muçulmano, o papa Pio V deu à Maria Santíssima o título de Auxiliadora dos Cristãos.
Contudo, a festa de Nossa Senhora Auxiliadoraé mais recente, pois foi criada em 1816 pelo papa Pio VII, em agradecimento à Virgem pela sua libertação e retorno solene a Roma. Conduzido à força para a França por ordem do imperador Napoleão Bonaparte, que desejava estender seu domínio sobre os estados da Igreja, o velho pontífice foi aprisionado no castelo de Fontainebleau, em Paris, onde só chegou vivo por uma especial proteção dos céus. Cino anos depois, quando a estrela de Napoleão começou a se apagar após a batalha de Leipzig e pressionado pela opinião pública, o imperador foi obrigado a libertar o Sumo Pontífice.
Esta invocação chegou ao Brasil trazida pelos padres salesianos de Dom Bosco. O Santo Apóstolo da Juventude escolheu Nossa Senhora Auxiliadora como Padroeira de sua comunidade, devido às lutas que marcaram a formação da Pia Sociedade Salesiana, por ele fundada. Por isso, em todas as cidades em que existem colégios salesianos, Nossa Senhora Auxiliadora é venerada pela população.

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...