Dia 9 de Maio - São Máximo, o Confessor
São Máximo, Confessor, nasceu em 580, em uma família nobre de Constantinopla. Máximo, o Confessor foi o mais brilhante teólogo de uma época profundamente conturbada.Foi primeiro secretário e conselheiro Imperial na corte de Heráclio. Depois de haver recebido uma esmerada educação civil e religiosa, ocupou um alto cargo estatal que abandonou para tornar-se monge.Em 613 se retirou ao Monastério de Crisópolis, em Scutari, em frente à Bizâncio. Foi o grande campeão durante as controvérsias monofisitas e monotelitas.
No início, combateu o monofisismo; mais tarde, dedicou todas as suas energias contra a heresia monotelita.
Em 633 esteve em Alexandria com São Sofrônio. Permaneceu, na África, durante longos anos.Em 645 discutiu vitoriosamente em Cartago com o Patriarca Pirro, sucessor de Sérgio.
Em decorrência de diversas perseguições, transferiu-se para Alexandria, e talvez para Cartago. Manteve discussões violentas com algumas heresias da época. Enfrentando uma heresia chamada monotelitismo, foi convocado para um concílio em Roma, acusado de conspiração contra o Império e exilado. Levado prisioneiro para Constantinopla, foi condenado a um exílio na Trácia.
Um segundo julgamento transferiu-o para Colquis, não sem que antes lhe cortassem a língua e a mão direita (daí o título de Confessor - alguém que “confessou” a verdadeira fé).Morreu em 662, depois de sofrer as torturas e a mutilação.
São Máximo escreveu numerosos escritos teológicos, exegéticos e éticos. São Máximo é o último grande teólogo da Igreja de língua grega, anterior a São João Damasceno. Possui sólida formação clássica e sagrada. Grande admirador dos Gregórios (de Nissa e Nazianzo).
Herdeiro, por meio de Evagrio Pôntico, da tradição origenista, e sofre influência de Leôncio de Bizâncio e Anastásio de Antioquia. Sua fonte principal é Pseudo Dionísio. Sua doutrina enquadra no esquema de fundo Neoplatônico, e une uma aguda penetração teológica a uma profunda tendência mística.
Em sua linguagem, rigor e precisão de suas definições revelam influência de Aristóteles.São Máximo cria na Apocatástasis final. A reintegração das coisas em Deus se verificará por um processo de reunificação. A pluralidade retornará à unidade. Desaparecerá a distinção dos sexos.
Tudo voltará a ocupar o lugar que lhe corresponde, e então se realizará a divinização de todas as coisas. Até as almas dos condenados, por muitos séculos, chegarão a perder a recordação do pecado e retornarão a Deus.
No início, combateu o monofisismo; mais tarde, dedicou todas as suas energias contra a heresia monotelita.
Em 633 esteve em Alexandria com São Sofrônio. Permaneceu, na África, durante longos anos.Em 645 discutiu vitoriosamente em Cartago com o Patriarca Pirro, sucessor de Sérgio.
Em decorrência de diversas perseguições, transferiu-se para Alexandria, e talvez para Cartago. Manteve discussões violentas com algumas heresias da época. Enfrentando uma heresia chamada monotelitismo, foi convocado para um concílio em Roma, acusado de conspiração contra o Império e exilado. Levado prisioneiro para Constantinopla, foi condenado a um exílio na Trácia.
Um segundo julgamento transferiu-o para Colquis, não sem que antes lhe cortassem a língua e a mão direita (daí o título de Confessor - alguém que “confessou” a verdadeira fé).Morreu em 662, depois de sofrer as torturas e a mutilação.
São Máximo escreveu numerosos escritos teológicos, exegéticos e éticos. São Máximo é o último grande teólogo da Igreja de língua grega, anterior a São João Damasceno. Possui sólida formação clássica e sagrada. Grande admirador dos Gregórios (de Nissa e Nazianzo).
Herdeiro, por meio de Evagrio Pôntico, da tradição origenista, e sofre influência de Leôncio de Bizâncio e Anastásio de Antioquia. Sua fonte principal é Pseudo Dionísio. Sua doutrina enquadra no esquema de fundo Neoplatônico, e une uma aguda penetração teológica a uma profunda tendência mística.
Em sua linguagem, rigor e precisão de suas definições revelam influência de Aristóteles.São Máximo cria na Apocatástasis final. A reintegração das coisas em Deus se verificará por um processo de reunificação. A pluralidade retornará à unidade. Desaparecerá a distinção dos sexos.
Tudo voltará a ocupar o lugar que lhe corresponde, e então se realizará a divinização de todas as coisas. Até as almas dos condenados, por muitos séculos, chegarão a perder a recordação do pecado e retornarão a Deus.
São Máximo, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.