WebRádio Trindade Santa

domingo, 29 de maio de 2011


Domingo da presença do Espírito Santo

Leia o Evangelho: Jo 14,15-21


Comentário do Evangelho:

A temática do Evangelho deste domingo são as palavras de despedida de Jesus. Ele introduz o tema do Espírito Santo, que São João chama de Paráclito. Essas palavras não nos colocam numa situação de órfãos, pois estamos nele e Ele está em nós. Em outras palavras, Jesus insiste no modo de se efetivar essa presença: fidelidade aos mandamentos e comunicação do Espírito. A volta à glória, onde estava eternamente com o Pai, libertará no coração dos discípulos a verdadeira presença, a do Espírito, que realiza todas as coisas. A sua oração virá a ser a oração de Jesus neles, certa de ser atendida, porque o Pai se glorificará neles, em quem reencontrará o seu Filho.
A Igreja, viva em Cristo, comunidade dos discípulos, é o fluxo dessa presença mútua do Pai e do Filho no Espírito, presença atuante e amorosa, pela qual Deus diz-se ao coração dos crentes. Ainda falta dar mais um passo adiante na revelação dessa presença: o que faz entrar na comunicação do Espírito. Essa se efetua pela fidelidade ao mandamento, vínculo de amor entre Pai e o Filho e entre os que possuem com eles o mesmo Espírito. Esse Espírito, Jesus, ao desaparecer aos nossos olhos carnais, vai pedir ao Pai que no-lo envie para fazer-nos entrar na comunhão do seu amor.




Dia 29 de maio - São Maximino


Nasceu na França no século IV e muito cedo sentiu o chamado a vida sacerdotal.
Sucedeu Agrício e teve que combater o Arianismo, que confundia muitos cristãos.
São Maximino apoiou Santo Atanásio nessa luta, sofreu com ele, e se deparou até com o Imperador.
Bispo da Igreja, viveu seu magistério e serviço à Palavra sob ataques, mas não conseguiram matá-lo. Viveu até o ano de 349 deixando este testemunho e convocação: sermos cooperadores da verdade.
O santo de hoje é um ícone do amor a Cristo, à Igreja e à Verdade.


São Maximino, rogai por nós!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...