Lendo a narração da morte de Abel por seu irmão Caim (Gen 4, 1-16) vemos que o autor já supõe um estado avançado da humanidade, onde os homens já domesticam os animais, Abel é pastor, e já cultivavam a terra; Caim é agricultor (4,2). É o período neolítico da humanidade, bem depois da Criação do homem em Adão e Eva. Caím funda uma cidade (4,17), tem medo de se encontrar com outros homens que o possam matar, etc.
Isto mostra que o texto foi escrito muito depois do acontecimento desses fatos; e que o autor sagrado narrou isto com base numa realidade que ele conhecia já por volta do século XIII antes de Cristo, e não na origem da humanidade. O autor do Gênesis o escreveu muito tempo depois da criação de Adão, Eva, Caim, etc. Ele se baseou em um Caim do seu tempo, cruel e assassino do irmão, para mostrar que o pecado abundou na face da terra depois do pecado de Adão.
Baseados nesses traços literários, os estudiosos dizem que o autor sagrado relatou um fratricídio ocorrido nos tempos de Moisés, século XIII aC. para apenas mostrar que quando o homem se afasta de Deus, ele se torna perigoso para o próprio irmão. Assim, não se pode dizer que Caim e Abel da narrativa sejam filhos diretos dos primeiros pais, e nem era intenção do autor sagrado afirmar isto.
Disso tudo vemos que não tem sentido a pergunta: "com quem se casou Caim?" Se o assassinato de Abel é datado do século XIII aC, então nesta época já haviam homens sobre muitos lugares da terra.
Note-se também que Gen 5,4 diz que Adão e Eva tiveram outros filhos; neste caso, pode-se entender também que Caim tinha com quem se casar, ainda que fosse com uma irmã de sangue, o que não era empecilho na antiguidade. Esta é uma alternativa para quem não aceita a tese anterior.
A Bíblia não é um livro de História ou de raças (etnologia) mas apenas de verdades religiosas; devemos então nos preocupar em retirar apenas esta verdade.
Prof. Felipe Aquino
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