WebRádio Trindade Santa: COMENTÁRIO DO EVANGELHO DE HOJE

domingo, 10 de julho de 2011

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DE HOJE

EVANGELHO: Mt 13, 1 - 23


COMENTÁRIO:

O texto de hoje fala das dificuldades que a palavra de Deus encontrava nas comunidades cristãs primitivas e que encontra também nos dos dias atuais. A reduzida penetração do Evangelho no coração dos homens, a escassez dos frutos não dependem nem da semente nem do semeador, mas da qualidade da terra.
Em primeiro lugar, há o coração duro, como a terra pisada de uma estrada: não permite à semente da palavra de Deus penetrar. Isso acontece para quem escuta o Evangelho, sem entendê-lo. Vem, a seguir, o coração inconstante, que se entusiasma com facilidade mas depois de poucos dias volta a ser o que era. É como um pedra coberta com uma leve camada de terra.
Se alguém planta uma semente, esta germina, mas logo seca. Há também o coração inquieto que se agita por causa de problemas deste mundo, que corre atrás do dinheiro. Essas preocupações são como espinheiros que sufocam o semente da palavra. Por fim, há o coração bom no qual o Evangelho produz frutos em abundância. As quatro qualidades da terra se encontram, mais ou menos, em cada um de nós. Em cada um nós há espinhos, pedras, trilhos e terra de boa qualidade. Trata-se de tomar consciência e de melhorara o terreno (que é o nosso coração) para que a palavra de Deus possa produzir frutos. É interessante notar que aquilo que o Senhor deseja que se faça é a germinação de sua palavra. Não importa se pouco ou muito, importa o esforço sincero para ser fiéis às promessas do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...