WebRádio Trindade Santa: COMENTÁRIO DO EVANGELHO DE HOJE

domingo, 17 de julho de 2011

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DE HOJE



LEIA O EVANGELHO : Mt 13, 24 - 43


COMENTÁRIO:

Mateus relata três parábolas de Jesus: o trigo e o joio, o grão de mostarda e o fermento e , no final, explica a parábola do trigo e do joio. A parábola do trigo e do joio relata uma cena da vida cotidiana do povo de Israel: o dono do campo manda semear, o inimigo procurar prejudicá-lo, abalando as relações entre o patrão e seus e seus clientes - servos. Tudo parece normal, exceto a surpreendente reação do dono do campo: deixa que ambas as sementes cresçam juntas.
Com essa parábola, Jesus justifica a sua atuação , enquanto não chega o momento final; há tempo para a conversão e a misericórdia, pois Deus oferece um tempo de graça a todos os pecadores.
Nas outras duas parábolas, o grão de mostarda e o fermento, o aspecto mais chamativo é o contraste existente entre a situação inicial e o resultado final. De um grão de mostarda, sendo a mais pequena das sementes, pode brotar uma árvore grande, e o mesmo ocorre com o fermento, que tem capacidade para fazer fermentar uma grande quantidade de massa. Por meio dessas comparações, Jesus fala da presença do Reino, que está começando chegar, e é nesse momento germinal. A sua aparência, como a da semente e do fermento, é insignificante, mas leva dentro de si uma força transformadora, que já começou na História, e o seu crescimento é irreversível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...