WebRádio Trindade Santa: SANTO DO DIA - SANTA ROSA DE LIMA - 23 DE AGOSTO

terça-feira, 23 de agosto de 2011

SANTO DO DIA - SANTA ROSA DE LIMA - 23 DE AGOSTO




Rosa de Lima é a padroeira do Peru, da América do Sul, foi um membro da Ordem Terceira de São Francisco como Terciária dominicana e é a primeira santa das América. Nasceu como Mariana de Jesus Paredes y Flores, em Lima Peru. Tomando o nome de Rosa em 1597 na sua confirmação(diz a lenda que na sua infância sua face teria sido transformada em uma rosa). Ela cuidava de flores e fazia rendas e brocados para se sustentar e ajudar a sua pobre família, mas sempre tinha em foco sua via espiritual. Tornando-se uma dominicana em 1606 ela sofreu duras perseguições de sua família e amigos pela sua recusa em se casar e seus votos de perpetua virgindade. Ao mesmo tempo, ela fez vários atos de mortificação e penitencia dando-se totalmente a Virgem Maria, Jesus e aos Sagrados Sacramentos.
Santa Rosa, que foi contemporânea de São Martinho dos Pobres e Santo Toríbio de Mongrovejo, nasceu em Lima, em 1586.
Mudou seu nome de Isabel por Rosa, que recebeu em sua confirmação, nas serras de Lima, das mãos de Santo Toríbio e, depois, acrescentou o nome de Santa Maria por causa de sua filial devoção Mariana. Aquela que seria Santa Rosa de Santa Maria, desde criança, se dedicou a uma vida de oração e serviço, sacrificando ao próximo, em especial, aos mais pobres e aos enfermos. Vestiu o hábito da Terceira Ordem de São Domingos.
Jejuando rigorosamente, comungando diariamente passava horas orando e com terrível desolação e penitencia. Sempre dizia que iria morrer("dia de minhas núpcias eternas") no dia de São Bartolomeu e na verdade veio a falecer no dia 24 de agosto 1617 (dia do santo) com 31 anos de idade. Ofereceu sua penitencia ao Senhor e as almas do Purgatório. Logo após a sua morte, seu túmulo tornou-se local de peregrinações e vários milagres são creditados a sua intercessão. O Papa Clemente IX (1667-1669) a beatificou em 1668. Foi canonizada pelo Papa Clemente X (1670-1676) em 1671. Ela foi a primeira americana canonizada e tinha grande preocupação com os nativos do Peru e pelos escravos no Novo Mundo e isto fez com que ela fundasse uma instituição destinada ao cuidar dos pobre e índios do Peru.

****************************************************************************************

No dia 23 de agosto de um dia qualquer, uma irmã religiosa fez a homilia na igreja
paroquial. Fato normal, uma vez que era a festa de Santa Rosa de Lima e a religiosa era dominicana.
Ao terminar a missa, um grupo de jovens correu até a irmã. Eram ex-alunas de colégios de Irmãs Dominicanas e que queriam testemunhar sua gratidão e sua alegria pela formação que havia recebido. A lembrança de Santa Rosa evocou nelas muitas vivências de fé.
Existe uma Congregação de Irmãs Dominicanas que nasceu sob a invocação de Santa Rosa de Lima. É a congregação nascida em Mérida, Venezuela, onde tem sua casa central.
Há vários colégios que têm esse mesmo nome. Há muitos templos onde se venera a imagem de santa de Lima. Há aldeias que a escolheram como padroeira principal. Assim, Santa Rosa de Lima não nos pode ser estranha.
Que sabemos sobre ela? Foi mulher,morreu jovem,viveu para as outras pessoas. Será que ela pode ser modelo para a juventude?
Assistimos o despertar da consciência feminina . A emancipação e libertação da mulher são tema e sinal de nosso tempo, na sociedade e na Igreja. A situação real da mulher na Igreja não é igual à do homem . Também a Igreja é patriarcal. Cada mulher tem muito a fazer e muito mais a exigir.
Será que Santa Rosa - mulher,jovem, americana - pode ser exemplo para as mulheres de hoje? Ela assinala caminhos de libertação positiva?
Vivemos num subcontinente de esperança, porque, em sua maior parte, este continente é jovem. Vivemos numa Igreja de futuro, porque as raízes religiosas são profundas nos países. Vivemos em uma hoa ruim: de injustiça, de fome, de violência, de pobreza, porque criamos estruturas de pecado. A fé cristã não pode ser ópio para o povo, mas consciência fraterna e libertadora.
Será que o testemunho de mulheres como Santa Rosa é válido para os povos jovens e crentes da América Latina?
Espero que a vida da primeira santa da America Latina proteje muita luz sobre nós.


Oração à Santa Rosa de Lima

Senhor, que inflamastes com vosso amor Santa Rosa de Lima e a austeridade e penitência. Santa Rosa, padroeira da América Latina, patrona dos agentes da ordem pública e guardiã da paz e tranquilidade das pessoas, concedei-nos por vossa intercessão que saibamos seguir na terra o caminho da vida de amor para usufruirmos no céu da torrente de vossas delícias.
Por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...