WebRádio Trindade Santa: Como realizar um Estudo Bíblico?

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Como realizar um Estudo Bíblico?

biblia
Pe Paolo Cugini

Premissas
- Um estudo da Bíblia deve ter como pressuposto básico um dado bíblico fundamental, ou seja, antes de tudo a Bíblia deve ser escutada. É este o principio que encontramos no Livro do Deuteronômio: “Escuta o Israel: JHWH nosso Deus é o único JHWH” (Dt 6,4). Se o estudo Bíblico, que uma comunidade quer realizar, tem como objetivo principal ter um conhecimento mais aprofundado da Palavra de Deus, então para alcançar isso não tem outro meio que este: se colocar a escuta da Palavra.
- Por isso um estudo bíblico não pode ser mensal, mas sim semanal. A Palavra de Deus deve poder entrar e moldar a nossa vida corriqueira, o nosso dia a dia em todos os seus aspectos. Para isso acontecer é necessário manter um ritmo o mais possível humano, ligado aos ritmos da vida humana.
- Terceiro elemento importante para o bom andamento de um Estudo Bíblico é a calma. A Palavra de Deus exige tempo e silêncio. Não se aprende a Palavra de Deus estudando de uma forma compulsiva. A Bíblia exige uma lenta e constante assimilação, pois Ela se revela a quem quiser e quando quiser. Perante a Bíblia somos todos discípulos, pois não existe ninguém que possa se enaltecer a mestre.
- Os métodos para aprofundar a Bíblia em grupo são tantos. Pela nossa experiência e por tudo aquilo que foi colocado anteriormente, achamos como mais viável uma leitura seqüencial da Palavra de Deus. A comunidade escolhe o livro que quer aprofundar e depois, semana depois de semana, procede na leitura e no estudo dos capítulos do livro escolhido. É dentro esta leitura seqüencial que são aprofundados os temas que a Sagrada Escritura oferece. Neste sentido percebe-se a importância do método: não é o grupo que escolhe os temas, mas sim é a Sagrada Escritura que dita os assuntos para serem aprofundados. Neste sentido se percebe como também o método de estudo escolhido ajuda a viver o Espírito da Palavra de Deus, que é misteriosa e exige obediência e docilidade.
Esquema de um encontro de estudo bíblico
a. Oração inicial. Não podemos pensar de entender a Palavra de Deus sem antes não criar um clima espiritual com o inspirador deste livro. Esta oração inicial pode ser uma invocação ao Espírito Santo, um Pai Nosso ou outra oração que possa ajudar o pessoal a se preparar espiritualmente para o momento de estudo bíblico.
b. Leitura do texto. O texto a ser lido dentro do Estudo Bíblico deveria ser seqüencial, ou seja, cada vez um capitulo do livro escolhido para ser estudado. O grupo ou a comunidade reunida para o estudo, no começo deveria decidir o livro da Bíblia a ser estudado e, depois, cada vez que se reúne, escutar um capitulo do livro escolhido.
c. Silêncio. Depois da leitura de um capitulo da Palavra é bom deixar um espaço de silêncio para permitir a cada pessoa presente ao estudo de reler o texto, assimilá-lo, tentar de entender aquilo que o texto quis dizer. A Palavra para ser interiorizada exige silêncio. Além disso, o objetivo do Estudo Bíblico é colocar as pessoas a contato direto com a Palavra de Deus. Por isso, o momento do silêncio, é de suma importância para o bom funcionamento do Estudo Bíblico, pois é neste momento que cada pessoa tem a chance de se colocar perante a Palavra de Deus para saborear a sua profundeza.
d. Partilha. É sem duvida um momento de grande importância, pois acreditamos que o Espírito Santo fala no coração de cada pessoa e, então, todos e todas devem ter a possibilidade de partilhar como os outros.
e. Síntese. É necessário que tenha alguém com um pouco mais de conhecimento bíblico que, antes de terminar o momento de estudo, saiba fazer uma síntese, não apenas dos conteúdos colocados na partilha, mas também oferecendo um conteúdo mais aprofundado do texto escutado. Em outras Palavras, é neste momento que a pessoa responsável do Estudo Bíblico deve saber apresentar uma interpretação eclesial e contextualizada da Palavra de Deus, atento também ás contribuições dos métodos exegéticos que a Igreja aconselha.
f. Oração final. O Estudo Bíblico deve terminar do jeito que começou, ou seja, com a oração para também dar o sentido que aquilo que está acontecendo no grupo o na comunidade, é algo de espiritual e não um mero estudo técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...