ALMA
Pode falar-se da a. no sentido de princípio que anima todos os seres dotados de *vida, sendo provável que S. Paulo o tivesse em mente ao dizer que o nosso ser é “espírito, alma e corpo” (1Ts 5,23). Alma é um termo derivado do hebraico nephesh, que significa vida ou criatura[1], e também do latim animu, que significa "o que anima"[2].
Na religião possui grande importância, sendo o motivo de haver capacidade ao indivíduo a fazer e viver coisas e momentos complexos. Foi discutida e citada na filosofia[3].
1. Alma humana. Segundo a doutrina cristã, é o princípio espiritual e imortal que informa e anima o corpo durante a vida temporal até à separação da *morte; perdura depois da morte separada do corpo; e, na *ressurreição, o corpo, tornado glorioso ou espiritualizado, de novo se une a ela para todo o sempre.
2. A vida da alma (= vida da graça, vida de Deus em nós, etc.) deve defender-se do pecado que a prejudica e até pode matar e, pelo contrário, deve alimentar-se sobretudo com os sacramentos, prática das virtudes e oração.
3. Almas do purgatório. Nome que o povo dá aos fiéis *defuntos, em favor dos quais a caridade cristã pede que se reze, na presunção de necessitarem de purificação para entrarem na glória.
4. As alminhas são singelos monumentos populares erguidos nos caminhos a lembrar este dever de caridade, sobretudo em favor das mais abandonadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.