A palavra Apócrifo vem do grego Apokryphos e significa oculto ou não autêntico. Mas este termo é usado, principalmente para designar os documentos do início da era Cristã, que abordam também a vida e os ensinamentos de Jesus, mas não foram inclusos na Bíblia Sagrada por serem considerados ilegítimos.
De acordo com Padre Mariano Weizenmann, scj (Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus), mestre em Bíblia e doutor em Sistemática, professor na Faculdade Dehoniana em Taubaté, a Igreja Católica não esconde os Apócrifos, mesmo porque, ela não é dona deles e nem teria porque escondê-los. Também é importante lembrar que o Cânon (lista de livros reconhecidos pelas igrejas cristãs) não é reconhecido apenas pela Igreja Católica. São mais de 500 igrejas cristãs espalhadas por todo o mundo que aprovaram esse Cânon que exclui os Apócrifos.
Eles compõem um acervo de mais ou menos 112 livros. Chegam a somar cerca de 60 livros no Novo Testamento, entre cartas, evangelhos e apocalipses, e 52 no Antigo Testamento. Para exemplificar, padre Mariano conta que os Atos de Paulo e Tecla surgem da curiosidade a respeito da vida de Paulo, principalmente, no campo amoroso.
Partindo do pressuposto ou da hipótese que Paulo, um homem culto, inteligente e bem sucedido, pudesse ter se apaixonado e vivido um romance, surge o Apócrifo Atos de Paulo e Tecla.
Para o Padre Mariano é importante ficar claro que cada ponto de vista é a vista de um ponto. “Ou seja, não é que essa turma fosse mal intencionada, sobretudo os gnósticos”. O dehoniano explica que também nos evangelhos canônicos observa-se perspectivas diferentes na narração. “Dentre os quatro evangelhos canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João), três (Mateus, Marcos e Lucas) são sinóticos, visto que eles acentuam o Jesus humano que também é divino. Já o Evangelho Segundo São João, que nós quase perdemos porque estava sendo mal usado por um grupo gnóstico, acentua o Jesus divino sem ignorar que é humano”, esclarece Padre Mariano acrescentando que os gnósticos eram um grupo que buscavam através da pesquisa obter o conhecimento superior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.