WebRádio Trindade Santa: APRENDENDO COM A TRINDADE SANTA 09/02/12

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

APRENDENDO COM A TRINDADE SANTA 09/02/12

ANGELUS

A Hora do Angelus (ou Toque das Ave-Marias), que corresponde às 06:00, 12:00 ou 18:00 horas do dia, relembra aos católicos, através de preces e orações, o momento da Anunciação - feita pelo anjo Gabriel a Maria - da concepção de Jesus Cristo, acreditada como livre do pecado original. No mundo cristão trata-se de uma hora celebrada diariamente através de preces e orações. Em Portugal, o Angelus é habitualmente rezado ao meio-dia, sendo inclusivamente transmitido diariamente pelo Rádio Renascença (Emissora Católica Portuguesa), através tanto do Canal 1 como da RFM. Em algumas localidades, os sinos das igrejas chegam mesmo a tocar de maneira especial para que se dê início às respectivas orações. O seu nome deriva do início da frase: Angelus Domini nuntiavit Mariæ. As orações consistem em três textos que descrevem o mistério.

V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.

R. E Ela concebeu do Espírito Santo.

Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

V. Eis aqui a escrava do Senhor.

R. Faça-se em mim segundo a vossa palavra.

Ave Maria

V. E o Verbo se fez carne ou então E o Verbo divino encarnou.

R. E habitou entre nós.

Ave Maria

V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas para que, conhecendo pela anunciação do Anjo a encarnação de vosso Filho bem-amado, cheguemos por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Glória ao Pai...



Momento de oração po­pu­lar a Nossa Senhora atribuída ao fran­cis­ca­no Bento d’Arezzo, contem­po­râneo de S. Fran­cisco de Assis. Quan­do S. Fran­cis­co visitou a Terra San­ta, ficou muito impressionado com a oração dos muçulmanos cinco vezes por dia ao apelo do muezim feito do minarete da mesquita. De regresso a Itália, escreveu uma carta aos “chefes dos povos” a pedir-lhes que um pregoeiro ao fim de cada dia convidasse o povo cristão ao louvor de Deus. É possível que esta carta tenha inspirado a re­citação do Angelus uns dez anos de­pois, inicialmente apenas uma vez por dia, ao entardecer. Tal prática teve a bên­ção do papa Calisto II (1456) e ge­nera­li­zou-se sobretudo depois do papa Sis­­to IV a prescrever para conse­guir a vi­tória cristã contra os turcos. S. Pedro Ca­ní­sio fomentou-a, e ela passou a di­zer-se três vezes por dia, de manhã, ao meio-dia e à tarde, ao toque dos si­nos. Mais tarde acrescentou-se-lhe por três vezes a do­xologia à SS. Trindade (pelo que também se chamou a este toque o das Trin­da­des). O Angelus con­siste na reza de três Ave-Marias in­tro­duzidas por versí­culos alusivos ao mis­tério da En­car­nação e terminando com uma oração. Os versí­culos são: «O Anjo do Senhor anunciou Maria. E ela concebeu do Es­pírito San­to», «Eis a ser­va do Senhor. Faça-se em mim se­gun­do a vossa pala­vra», «E o Verbo di­vino incarnou. E ha­bi­tou entre nós», se­guindo-se uma ora­ção introdu­zida pelo versículo «Rogai por nós, santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das pro­messas de Cris­to» e três vezes o «Gló­ria ao Pai…». No tempo pascal, o An­gelus é substituído pela antífona Regina Coeli (cf. DPPL 195-196). É cos­tume dos últimos papas, aos domingos, pelo meio-dia, rezar o An­gelus com a multidão reu­nida na praça de S. Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...