WebRádio Trindade Santa: APRENDENDO COM A TRINDADE SANTA 19/02/12

domingo, 19 de fevereiro de 2012

APRENDENDO COM A TRINDADE SANTA 19/02/12

Ano Litúrgico

Conjunto das celebra­ções litúrgicas ao longo do tempo que começa com o I Domingo do Advento e vai até à véspera do mesmo Domingo do ano seguinte. A sua celebração é ritmada pelo *domingo de cada semana, que a Igreja tem como *Dia do Senhor e primordial dia de festa (SC 106). São tem­pos litúrgicos, por ordem decrescen­te da sua importância:

*Tríduo Pas­cal (que celebra, como em festa única, o mis­tério pascal, começando com a ce­le­bração da Ceia do Senhor e in­cluin­do a Sexta-Feira da morte do Se­nhor, o Sá­ba­do da sua sepultura e o Do­mingo da sua ressurrei­ção), Tempo Pascal (que pro­lon­ga por sete semanas a celebração da Páscoa, con­cluindo com o Pentecostes),

*Qua­res­ma (que pre­para os catecúme­nos e os fiéis para bem celebrarem a Pás­coa),

*Na­tal (que ce­lebra o mistério da En­car­na­ção),

*Advento (que prepara o Natal), os dois pe­ríodos do Tempo Comum ou per Annum e ainda as *Ro­gações e *Têm­­-po­ras. O A.L., além da celebração arti­culada dos mistérios da Encarnação (ci­clo do *Natal) e da Re­den­ção (ciclo da *Pás­coa), inclui ao lon­go dele *soleni­da­des, *festas e *me­mó­rias do Senhor, de Maria e dos San­tos, celebradas sempre em tom pas­cal. O valor “sacramental” do A.L. e a catequese litúrgica ao longo dele são os principais meios de forma­ção e alimento da vida espiritual do povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...