O Setor Arquidiocesano de Juventude recebeu a visita do padre salesiano Antônio Ramos Prado, mais conhecido como Padre Toninho. O religioso é o coordenador nacional da peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que no início de novembro visitarão a Arquidiocese de Porto Alegre.
Em encontro ocorrido na noite da terça-feira, dia 6 de março, e que reuniu mais de 40 jovens, Padre Toninho relatou os momentos de fé que tem ocorrido nas cidades que já receberam a visita dos símbolos da JMJ, e repassou as orientações para que a juventude receba e celebre este grande evento missionário: “Nas peregrinações, temos tido muita riqueza: a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora têm tocado o coração da sociedade como um todo”, destacou.
Segundo Padre Toninho, as dioceses têm levado os símbolos da JMJ para locais estratégicos onde o maior objetivo é evangelizar as pessoas e comunidades distantes da presença de Jesus: “A missão é de entrar na situação dos preferidos de Jesus: os pobres e necessitados. A Cruz tem evangelizado presídios, já foi a mais de seis cracolândias e, a pedido do Papa Bento XVI, tem ido as universidades onde acontecem debates teológicos da fé”, enfatizou.
Destacando o aniversário de 25 anos de realização da Jornada Mundial da Juventude (a primeira aconteceu em 1987, em Buenos Aires), o coordenador disse ainda que a visita dos símbolos vai preparar todo o Brasil para o evento que acontecerá no Rio de janeiro em 2013, que contará com a presença do Papa Bento XVI. Segundo padre Toninho, a JMJ é um capítulo importante dentro do projeto de evangelização da Igreja no Brasil: “Nosso grande projeto é que a Jornada Mundial da Juventude esteja dentro do Plano de Evangelização que segue até 2015. Por isso, estamos trabalhando o antes, com a peregrinação dos símbolos; o durante, com a JMJ e o depois para que o fogo abrasador do Espirito Santo continue ainda mais forte”, destacou.
Na Arquidiocese de Porto Alegre, a mobilização iniciará quando da chegada dos símbolos da JMJ no Aeroporto Internacional Salgado Filho, dia 1º de novembro. Segundo explicou padre Márcio Lacoski, coordenador arquidiocesano de juventude, após a acolhida os ícones serão entregues à Diocese de Novo Hamburgo: “Após Novo Hamburgo, os símbolos vão peregrinar na Arquidiocese de Porto Alegre nos dias 3, 4 e 5 de novembro”.
Além de Porto Alegre, 17 dioceses que compõe o Regional Sul 3 da CNBB também receberão a visita dos símbolos da JMJ. O grande show missionário, o Projeto Bote Fé, reunirá toda a juventude gaúcha em Santa Maria no dia 10 de novembro. A escolha de Santa Maria como palco para o Bote Fé aconteceu pela localização geográfica e pela grande celebração do dia 11, que lembra Nossa Senhora Medianeira, padroeira do Rio Grande do Sul.
Por Magnus Regis, da Pascom da Arquidiocese de Porto Alegre
Fonte: Jovens Conectados
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.