WebRádio Trindade Santa: O que fazer depois de uma queda?

sexta-feira, 15 de maio de 2009

O que fazer depois de uma queda?



Se você alguma vez cometeu um pecado impuro, é preciso se levantar e continuar de novo.
O Catecismo de Igreja Católica (2343) diz: "A castidade tem umas leis de crescimento; este passa por graus marcados pela imperfeição e, freqüentemente, pelo pecado...", ou seja, que embora lutemos com todo nosso coração para ser puros e castos, é provável que alguma vez caiamos, ou então, se não caminhamos, se não nos movimentamos, provavelmente não vamos ter nenhuma queda ou tropeço, mas também não estamos avançando, nem amadurecendo.
Desta maneira, se você for daqueles que se movimentam e se também for daqueles que cometem erros precisamente no que prometem e juram jamais cair, seja bem-vindo ao clube dos seres humanos.

No entanto, é muito importante saber como agir:

1. Reconheça seus limites. Você é um ser humano e isto pode acontecer com todos nós.

2. Perdoe-se. A culpa que se gera depois de fazer "algo mal" é diretamente culpada por voltar a fazê-lo. Na medida em que você se perdoar, poderá evitar cair de novo. E embora continue caindo, perdoe-se; pense nisto: se pecamos 70 x 7, com certeza Jesus nos perdoaria, e se Ele lhe perdoa, por que você não faz a mesma coisa?

3. Procure se confessar. O sacramento da reconciliação é a melhor maneira de enfrentar um pecado, não somente porque nos ajuda a nos perdoar, como também porque nos dá a graça para não voltar a cometer este pecado.

4. Tente reparar o dano na medida do possível. Se você prejudicou alguém ou você mesmo, tente resolver essa situação. Infelizmente, isto é o mais complicado; quando nós prejudicamos alguém, às vezes a ferida provocada é grave com simplesmente dizer "me perdoe, por favor", mas se existirem outras coisas que possamos fazer para corrigir esta situação, uma delas será ajudar as pessoas que foram vítimas de coisas semelhantes, ou trabalhar com pessoas que cometeram os mesmos erros nossos para que elas também mudem de atitude.

5. Tenha a consciência de evitar a ocasião de cair outra vez. Procure se afastar das circunstâncias que o levariam a cometer os mesmos erros.

6. Aprenda com sua experiência. Mesmo que você não acredite, um pecado pode ser de grande ajuda para sua vida espiritual, não quando o cometes, mas justamente quando se arrepende dele, aprende a necessidade de ter Deus em sua vida e reconhece seus limites, com humildade. Reconhecer que você precisa de Deus em sua vida, o levará a ser misericordioso com as demais pessoas.

Se você cair, não se preocupe, sempre será possível se levantar!

Texto de Rosario Alfaro Martínez

Um comentário:

  1. klaus eu não tenho palavras para lhe agradece obrigado por vc esta sempre aqui para nós dar uma palavra amiga com suas mensagens, deus te deu tudo que tiver de mais maravilhoso nesse mundo beijos meu querido amigo!!!!

    amigo se guarda do lado esquerdo bjsss (rosalia

    ResponderExcluir

É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...