WebRádio Trindade Santa: DIAGNÓSTICO FAMILIAR

terça-feira, 28 de abril de 2009

DIAGNÓSTICO FAMILIAR


As separações conjugais têm sido freqüentes nas sociedades ocidentais. Nos Estados Unidos quase 50% dos casais escolhem o divórcio como solução para a insatisfação conjugal (Bradbury, Fincham & Beach, 2000; Peck & Manocherian, 2001). Na França, um terço dos casamentos termina em separação (Troya, 2000) e na Espanha, os divórcios e separações aumentam ao mesmo tempo em que os casamentos diminuem (Ríos González, 2005).
No Brasil, os dados do IBGE (2007) mostram que de 2001 a 2005 aumentou o número de casamentos e as separações judiciais tiveram um incremento de 7,4% em comparação com as de 2004.

Motivos que geram separações:

1- Adultério

2- Falta de companheirismo

3- Falta de paciência

4- Falta de Perdão entre cônjuges

5- Orgulho

6- Falta de Vida de oração do casal

7- Falta de diálogo de qualidade

8- Brigas e Discussões

9- Alcoolismo e Uso de Drogas

10- Agressões

Diante desses 10 principais motivos podemos concluir que se o casal não tem uma espiritualidade conjugal acaba enfraquecendo e com o passar dos anos acabam perdendo o foco da vida matrimonial e consequentemente ficam mais sujeitos ao divórcio.

Nesse sentido estamos hoje partilhando situações verídicas feitas através de um estudo científico:

A amostra foi constituída por 152 processos de separações conjugais, sendo: 45,4%
litigiosos, 33,6% consensuais e 21,1% dissoluções de uniões de fato.

Em relação ao(s) motivo(s) para separação, 46,4% da amostra não informaram o
motivo, 36% alegaram vários motivos e 17,6% apresentaram apenas um motivo.
Os motivos mais freqüentes foram brigas e discussões entre o casal (24,7%) e
agressões do cônjuge (20,2%). O alcoolismo foi apontado como motivo por 16,3%. O abandono do lar pelo homem e agressões a filhos aparecem com igual porcentagem (7,9%).
III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação – PUCRS, 2008

Concluindo temos que pensar em antídotos para que os motivos de separação diminuam da vida do casal.

1- Vida Sexual ativa buscando a troca de afeto e vivência do Amor acima de tudo. Conversar sobre este tema é importante para quebrar os tabus e melhorar a relação dos esposos.

2- Ter momentos de diálogo profundo e amizade.

3- Pedir perdão e jamais dormir sem dar o perdão.

4- Deixar o orgulho de lado e ser o primeiro a procurar ao invés de ser procurado. Difícil sim, mas extremamente necessário! Essa é uma forma de valorizar o seu companheiro (a).

5- Vida de oração diária do casal é fundamental. Faça a experiência!
Aqui vamos dar umas dicas:
5.1.Antes de dormir reze uma dezena do Terço, ou o terço;
5.2.Faça uma partilha da palavra de Deus lendo um capítulo dos Evangelhos;
5.3.Faça uma novena pedindo pela vida de oração do casal;
Não sei qual dessas 3 formas você prefere, mas o importante é começar de alguma forma e verá que um novo movimento acontece na vida do casal.

6- Ao chegar de suas atividades como é bom partilhar! Converse com seu esposo (a), partilhe sua vida, dividindo suas tristezas e alegrias, isso fará muito bem. E você que recebe a informação acolha e compreenda a mensagem com atenção.

7- Para as brigas e discussões, MUITA CALMA NESSA HORA. EIS A HORA DE APRENDER A ENGOLIR SAPOS. MAS NÃO É SÓ PRA VOCÊ! IMPRIMA ESSE ARQUIVO PARA SEU ESPOSO (A) E VAMOS AOS POUCOS MELHORANDO NOSSA RELAÇÃO. COM CABEÇA QUENTE NÃO ADIANTA RETRUCAR QUE PODERÁ TER CONSEQUÊNCIAS TRÁGICAS. SAIBA QUE DISCUSSÕES ACONTECERÃO SEMPRE, BASTA SABERMOS LEVAR COM SABEDORIA ESTES MOMENTOS PARA EVITAR DESGASTES.

8- Alcoolismo e uso de drogas: Infelizmente é uma realidade de muitas famílias brasileiras. Procure ajuda profissional com Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos além de intensificar a oração pessoal e fomentar a oração do casal pois caminhar sozinho nesses casos é muito pior. Pessoas fora do seu estado fisiológico (drogados ou embriagados) são doentes e precisam de cuidado médico em clínicas especializadas.

9- Agressões: ainda é o pior de todas as causas de separações e requer maior atenção; geralmente este motivo está atrelado aos vícios de alcoolismo e drogas. Deve ser combatido com rigor e a ajuda profissional é uma forma de inibir este tipo de prática que gera destruição de famílias.

10- Vida Eucarística: Família que comunga o Cristo tem uma benção especial! Participe de uma comunidade, tenha um grupo de casais ou de oração, procure dar qualidade espiritual a sua família e procure a PASTORAL FAMILIAR que através de dinâmicas de grupo de casais tem ajudado muito a milhares de famílias católicas.
Deus abençoe nossas famílias!

Aguardo seu comentário;
Klaus Sehn Korting

2 comentários:

  1. UM DOS MAIORES ERROS EM UM RELACIONAMENTO,É TENTAR FAZER DO OUTRO,O QUE A GENTE GOSTARIA QUE ELE FOSSE..
    TALVEZ AMAR SEJA ISSO:DUAS PESSOAS QUE SE RESPEITAM NAS DIFERENÇAS E POR ISSO SE COMPLETAM...
    BEIJOS A TODOS OS MEUS AMIGOS/IRMÃOS DA WEBRADIO TRINDADE SANTAA(LUCIANA SELOY)

    ResponderExcluir
  2. SE FALAR DE RELACIONAMENTO É ALGO LINDO,PORÉM COMPLICADO QUANDO NÃO SE TEM DIÁLOGO,CONFIANÇA E DEUS NA VIDA DO CASAL!!!!!!
    O PROJETO DE FELICIDADE PARA UM CASAL COM CERTEZA ESTÁ EM BUSCAR JUNTOS A DEUS,CRESCER E APRENDER COM AS DIFERENÇAS SE UNINDO A DEUS!!ASSIM SERÃO FELIZES SEM SOMBRAS DE DÚVIDAS!!!O INIMIGO ESTÁ AÍ,E DEUS TB SEMPRE DE BRAÇOS ABERTOS,BASTA SABERMOS O QUE REALMENTE NOS FARÁ FELIZES!
    BEIJOS A TODOS DA UNGIDA WEB RÁDIO TRINDADE SANTA!DEUS OS ABENÇÕE SEMPRE!!!!!! (TATIANE LOPES- MG)

    ResponderExcluir

É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...