João pergunta:Em qual grau de pecado eu não posso comungar?
Saudações João. Deus te abençoe. Vamos responder a tua pergunta de forma explicativa. Não temos como medir o pecado. Ou ficar no pode e não pode quanto a comunhão. Vamos refletir e neste sentido perceber a diferença entre pecado venial e mortal.
A Igreja nos ensina que não podemos comungar em pecado mortal sem antes nos confessar. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos de Deus: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio, etc...
O melhor é olharmos o que diz o Catecismo da Igreja católica §1856 –
O pecado mortal, atacando em nós o princípio vital que é a caridade, exige uma nova iniciativa da misericórdia de Deus e uma conversão do coração, que se realiza normalmente no sacramento da Reconciliação:
“Quando a vontade se volta para uma coisa de per si contrária à caridade pela qual estamos ordenados ao fim último, há no pecado, pelo seu próprio objeto, matéria para ser mortal... quer seja contra o amor de Deus, como a blasfêmia, o perjúrio etc., ou contra o amor ao próximo, como o homicídio, o adultério, etc. Por outro lado, quando a vontade do pecador se dirige às vezes a um objeto que contém em si uma desordem, mas não é contrário ao amor a Deus e ao próximo, como, por exemplo, palavra ociosa, riso supérfluo etc., tais pecados são veniais” (S. Tomás, S. Th. I-II,88,2).
Pecados veniais são pecados 'leves' ou perdoados pelo sacramento da confissão, através da realização de obras penitentes. A Igreja , recomenda a confissão dos pecados veniais.
São pequenas faltas morais, como, por exemplo, omitir algum fato, negligenciar quanto à obrigação como cristão,, dizer alguma mentira sem maior importância e etc.
O pecado venial acumulado em nossas almas não pode se transformar em pecado mortal, porque o pecado mortal está associado a atos específicos. Um ato pecaminoso em termos veniais , não pode se tornar pecado mortal por acumulação. O pecado venial não agride a substância da lei divina e não apaga a graça em nossa alma. De todo modo , também é uma forma de afastamento do amor e da misericórdia de Deus que deve ser evitada. Principalmente porque, uma vez, acumulado, o pecado venial, nos predispõem ao pecado mortal e fragiliza a caridade em nossa alma.
O pecado venial não impede a comunhão, mas é lógico que queremos receber Jesus de alma limpa e pura. Por isso a igreja pede que se confesse com freqüência, ainda que não tenhamos pecados mortais.
Portanto, não precisamos por qualquer motivo ir confessar. Confessar toda hora, mas também não podemos desleixar.
Padre, tem uma pessoa na minha escola que derrepente virou a cara para mim, acabei dando uma má resposta a ela, eu comunguei. Fiz mal?? Me comprometi com Deus a pedir desculpa a ela.
ResponderExcluirFaça um exame de consciência e quem sabe fale isso a um padre em confissão. Certamente vai lhe deixar mais aliviado. Importante é o comprometimento de ir ao encontro e pedir o perdão. Certamente Deus lhe perdoa! Obrigado pela pergunta!
ExcluirEu quero saber se é pecado comungar fazendo sexo sem casar?
ResponderExcluirSim, é pecar contra a castidade, é pecado mortal. E o casamento deve ser feito na igreja católica.
ExcluirEu quero saber se é pecado comungar fazendo sexo sem casar?
ResponderExcluirPadre... Por exemplo... Eu duvidei de Deus, porque satanás me tentou a fazer isso... E eu comunguei... Mas pedi perdão antes. E eu sei que Deus existe. Comunguei indgnamente?
ResponderExcluir