WebRádio Trindade Santa: Pergunte ao Padre (quando não posso comungar?)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pergunte ao Padre (quando não posso comungar?)

João pergunta:Em qual grau de pecado eu não posso comungar?


Saudações João. Deus te abençoe. Vamos responder a tua pergunta de forma explicativa. Não temos como medir o pecado. Ou ficar no pode e não pode quanto a comunhão. Vamos refletir e neste sentido perceber a diferença entre pecado venial e mortal.
A Igreja nos ensina que não podemos comungar em pecado mortal sem antes nos confessar. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos de Deus: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio, etc...
O melhor é olharmos o que diz o Catecismo da Igreja católica §1856 –
O pecado mortal, atacando em nós o princípio vital que é a caridade, exige uma nova iniciativa da misericórdia de Deus e uma conversão do coração, que se realiza normalmente no sacramento da Reconciliação:
“Quando a vontade se volta para uma coisa de per si contrária à caridade pela qual estamos ordenados ao fim último, há no pecado, pelo seu próprio objeto, matéria para ser mortal... quer seja contra o amor de Deus, como a blasfêmia, o perjúrio etc., ou contra o amor ao próximo, como o homicídio, o adultério, etc. Por outro lado, quando a vontade do pecador se dirige às vezes a um objeto que contém em si uma desordem, mas não é contrário ao amor a Deus e ao próximo, como, por exemplo, palavra ociosa, riso supérfluo etc., tais pecados são veniais” (S. Tomás, S. Th. I-II,88,2).
Pecados veniais são pecados 'leves' ou perdoados pelo sacramento da confissão, através da realização de obras penitentes. A Igreja , recomenda a confissão dos pecados veniais.
São pequenas faltas morais, como, por exemplo, omitir algum fato, negligenciar quanto à obrigação como cristão,, dizer alguma mentira sem maior importância e etc.
O pecado venial acumulado em nossas almas não pode se transformar em pecado mortal, porque o pecado mortal está associado a atos específicos. Um ato pecaminoso em termos veniais , não pode se tornar pecado mortal por acumulação. O pecado venial não agride a substância da lei divina e não apaga a graça em nossa alma. De todo modo , também é uma forma de afastamento do amor e da misericórdia de Deus que deve ser evitada. Principalmente porque, uma vez, acumulado, o pecado venial, nos predispõem ao pecado mortal e fragiliza a caridade em nossa alma.
O pecado venial não impede a comunhão, mas é lógico que queremos receber Jesus de alma limpa e pura. Por isso a igreja pede que se confesse com freqüência, ainda que não tenhamos pecados mortais.
Portanto, não precisamos por qualquer motivo ir confessar. Confessar toda hora, mas também não podemos desleixar.

6 comentários:

  1. Padre, tem uma pessoa na minha escola que derrepente virou a cara para mim, acabei dando uma má resposta a ela, eu comunguei. Fiz mal?? Me comprometi com Deus a pedir desculpa a ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça um exame de consciência e quem sabe fale isso a um padre em confissão. Certamente vai lhe deixar mais aliviado. Importante é o comprometimento de ir ao encontro e pedir o perdão. Certamente Deus lhe perdoa! Obrigado pela pergunta!

      Excluir
  2. Eu quero saber se é pecado comungar fazendo sexo sem casar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é pecar contra a castidade, é pecado mortal. E o casamento deve ser feito na igreja católica.

      Excluir
  3. Eu quero saber se é pecado comungar fazendo sexo sem casar?

    ResponderExcluir
  4. Padre... Por exemplo... Eu duvidei de Deus, porque satanás me tentou a fazer isso... E eu comunguei... Mas pedi perdão antes. E eu sei que Deus existe. Comunguei indgnamente?

    ResponderExcluir

É um alegria ter você conosco!
Utilize o formulário para fazer seu comentário.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...